Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Queria? Já não quer?

Estabelecimento gerido por taberneiros armados em engraçados.

Queria? Já não quer?

Estabelecimento gerido por taberneiros armados em engraçados.

Se eu não escrevesse aqui nada, não havia título.

O jogador de futebol Jamie Vardy, da equipa sensação do campeonato inglês deste ano, o Leicester, publicou uma fotografia da filha no twitter. Até aqui, nada de anormal.Mas não ficou por aqui. Ao que parece, esta publicação foi inundada de comentários com ameaças e desejos de violação à menina. Infelizmente, também nada fora do normal a acontecer na internet. E aqui está o problema número um. 

 

jv.png

 

 

O problema número dois podem ser as "rivalidades" no futebol. E com aspas, porque rivalidade não é isto, no entanto parece que, actualmente, é mesmo para aí que caminha, mas isso fica para outra altura.

Existem mais problemas, mas vou passar por eles aqui na minha lista e falar de um em concreto. 

 

Tomei conhecimento desta ocorrência através desta notícia. Como eu na altura que li isto não devia estar muito ocupado, passei os olhos pelos comentários. 

Parece que se chegou a dois consensos: todos aqueles comentários são errados e nojentos e a culpa é dos pais porque divulgaram a fotografia. 

 

Mas isto faz algum sentido? É sempre o mesmo tipo de desculpa em todos os casos como este. "(...) não haveriam comentários se não houvesse fotografia." Mas isto é justificação? Que raio de mentalidade é esta? Toda a gente a dizer que a culpa é deles porque puseram uma fotografia, por isso não se podem queixar se receberam dezenas de comentários a dizer que lhes queriam violar a filha de um ano de idade. Quando é que esta gente vai perceber que este argumento é do mais estúpido que existe? Parece que nunca, não devem ter capacidade para tal.

"Os pais são anormais, não protegem a criança", "Estão a expor a sua vida, têm de lidar com isso", etc. Eu juro que não percebo esta mentalidade. Se eu acho a maioria das pessoas partilha ou expõe de mais as suas vidas? Sim. Mas isso não interessa para nada aqui. Nem em caso nenhum, é um problema completamente diferente.

 

O facto de eu partilhar algo, ou fazer algo, mesmo estando ciente das consequências, não te dá o direito nem a justificação para agires como bem te apetecer. Não há desculpa para isso.

Estão todos a imputar a culpa aos pais porque divulgaram a fotografia e, pela maneira como pensam, a exonerar por completo todos aqueles que dizem querer violar uma menina. Porque se não houvesse fotografia, não havia comentários. Realmente, contra esta lógica...

 

Mais uma vez: dos argumentos mais parvos que existem. Ao nível dos sempre populares "se não estivesse vestida daquela maneira, não tinha sido violada", "com aquela roupa estava mesmo a pedi-las", por exemplo. Porque, claro, para esta gente, uma mulher é violada e tem culpa disso. Porque de certeza fez algo por merecer. Mas esta gente não evolui mesmo? Não conseguem perceber o ridículo que são? 

 

Então vamos por essa lógica. Mas com tudo. Passamos a ser responsáveis por tudo o que aconteça. Mas tudo mesmo. Vamos mais atrás ainda, se os pais não tivessem tido a filha, nada disso acontecia. E se os pais deles não os tivessem tido a eles, nada disto acontecia. Continua a estar certo. Faz tanto sentido e serve tanto de justificação como o que estão a dizer.

 

 

A partir de agora, qualquer pessoa atropelada é que tem culpa do que aconteceu. Sim, estavas sentado numa esplanada e um carro despistou-se e entrou por ali dentro e foste atropelado. Ok. Mas a culpa é tua. Se não tivesses saído de casa não te tinha acontecido nada.

Estavas descansadinho no trânsito e de repente um camião foi, por trás, de encontro ao teu carro. Sim, mas a culpa deixa de ser dele, porque tu estavas ali. E se não estivesses, isso não tinha acontecido.

O quê? Estavas a andar na rua e uma pessoa passou por ti e agrediu-te com um martelo? Não estivesses naquela rua e não tinhas sido agredido. Sabias que isso era uma possibilidade, a culpa é tua. 

Foste assaltado e roubaram-te tudo o que tinhas e todo o teu dinheiro? É pena, mas se não tivesses dinheiro, não to tinham roubado. Já sabias que isso podia acontecer.

 

Epá, cresçam. Por favor. Evoluam. E parem de justificar e desculpar actos com base em lógica parva.

 

1 comentário

Comentar post